Nenhum produto no carrinho.
Cabelos quebrados: evite estes 5 erros

Dizem que é errando que se aprende. Muitas pessoas levam para a vida diversas lições sobre os erros que cometeram e, assim, podem agir de maneira mais sábia daquele momento em diante.
Isso é ótimo, mas não precisa acontecer com seu cabelo! Ele não deve ficar quebradiço por causa de cuidados errados com ele. Por isso, veja abaixo 5 erros que detonam a saúde capilar tanto de homens como de mulheres.
Primeiro erro: tratamentos químicos
Certos tratamentos químicos danificam a estrutura do cabelo e o tornam mais propenso à quebra. Isso ocorre porque eles enfraquecem não só a sua proteção natural, mas também a cutícula e removem sua umidade. Os procedimentos mais comuns são:
- Coloração e descoloração: a coloração é um processo químico que abre a cutícula do cabelo para que os corantes penetrem no córtex e alterem sua cor. Já a descoloração é bem mais agressiva. Ela remove a cor natural do cabelo para que um novo tom seja aplicado;
- Alisamento e permanente: o alisamento químico é uma aplicação de produtos para quebrar as ligações de proteínas no cabelo, deixando-o liso e reto. O tratamento de permanente, por outro lado, envolve passar produtos químicos para alterar a forma dos fios.
Visto que esses procedimentos são muito agressivos, é fundamental escolher um profissional experiente e de confiança. Converse com ele sobre os produtos e métodos que serão usados e pergunte sobre os possíveis riscos. Além disso, siga as instruções de cuidados com o cabelo após o tratamento para minimizar os danos.
Segundo erro: excesso de calor
O excesso de calor contribui para a quebra dos fios. As ferramentas mais utilizadas são: secadores, chapinhas, babyliss e difusores. Elas são úteis para modelar e finalizar o cabelo, mas a exposição em exagero pode danificar a cutícula, remover a umidade e deixá-lo mais propenso à quebra.
É possível diminuir os riscos quando utilizar esses aparelhos? Veja:
- Tenha moderação e evite usá-los todos os dias;
- Aplique um protetor térmico antes para proteger o cabelo e reduzir os prejuízos;
- Ligue o secador na temperatura mais baixa possível e não deixe parado em uma mecha por muito tempo, para não superaquecer os fios;
- No caso de chapinha ou babyliss, escolha uma temperatura adequada para o seu tipo de cabelo e evite passá-las várias vezes na mesma mecha;
- Não enrole o cabelo molhado com babyliss, pois causa danos mais graves;
- Deixe os fios secarem naturalmente, sempre que possível;
- Busque métodos alternativos para arrumar o cabelo, como tranças, coques ou outros penteados.
Terceiro erro: falta de umidade
A falta de umidade é mais uma responsável pela quebra dos fios. Quando o cabelo não recebe a hidratação necessária, ele fica seco, quebradiço e mais vulnerável a danos.
Além do uso de aparelhos de calor, como acabamos de ver, os fios podem ficar sem umidade por diversos motivos. Alguns deles são:
- Lavar o cabelo com água quente. Em vez disso, prefira água morna ou fria;
- Exposição ao sol: sua alta temperatura costuma secar e danificar os fios. Por isso, quando for sair, sempre proteja o cabelo com boné, chapéu, lenço etc.;
- Não aplicar produtos que protegem e hidratam: séruns, tônicos e óleos naturais, como óleo de coco, devem fazer parte da sua rotina de cuidados;
- Uso excessivo de sprays fixadores ou mousses, pois eles também removem a umidade;
- Ingerir pouca quantidade de água, que desidrata o corpo como um todo.
Quarto erro: escovação inadequada
A escovação inadequada é, com toda certeza, uma das principais causas da quebra do cabelo, bem como danos ao couro cabeludo. Isso envolve:
- Escovar o cabelo com muita força, tentando desembaraçar da raiz às pontas;
- Usar ferramentas impróprias, por exemplo, pentes com dentes largos e escovas com cerdas duras e artificiais;
- Arrumar o cabelo em momentos errados, como ao se expor a umidade e ventos fortes ou mesmo após o banho, quando os fios molhados estão mais frágeis e mais propensos a quebrar;
- Escovar com muita frequência, danificando completamente as cutículas capilares;
- Não utilizar produtos para desembaraçar, especialmente nos casos de cabelos crespos ou muito embaraçados;
- Não higienizar corretamente e frequentemente a escova.
Quinto erro: falta de nutrientes
A falta de nutrientes prejudica a saúde do cabelo e, com isso, também promove a quebra dos fios. Visto que o cabelo é formado principalmente de proteína, uma dieta com pouco ou nenhum consumo de proteínas pode deixar o cabelo fraco e quebradiço.
É importante lembrar que vitaminas e minerais essenciais, como ferro, zinco, vitamina D e biotina, também são importantes para manter o cabelo saudável e forte. Como é possível garantir que o cabelo esteja recebendo os nutrientes adequados?
- Tenha uma alimentação equilibrada e completa, rica em proteínas, frutas, legumes, grãos integrais e gorduras saudáveis;
- Inclua alimentos ricos em ferro, zinco e biotina em suas refeições, como carne, ovos, nozes, sementes e legumes;
- Tome um suplemento vitamínico se a sua dieta não fornecer nutrientes suficientes para o cabelo e o corpo;
- Beba bastante água para manter o corpo e o cabelo hidratados;
- Evite dietas extremas ou restritivas, pois elas levam a deficiências nutricionais e, como consequência, afetam a saúde capilar.
Nem tudo está perdido!
Parece difícil evitar todas essas situações, mas cuidar do cabelo não se trata apenas de buscar uma aparência bonita, mesmo que ela seja muito importante para a autoestima. Na verdade, cada ação reflete sua preocupação com a saúde como um todo e evitará problemas desde uma simples desidratação, ou até mesmo situações mais graves, como o enfraquecimento e a queda dos fios.
Pensando nisso, a Ervik desenvolveu uma linha de cuidado e tratamento para fortalecer o cabelo. O kit masculino conta com shampoo, tônico e ampolas. Já o kit feminino contém shampoo, condicionador tônico revitalizante e sérum reparador.
Nenhum produto passou por testes em animais e todos eles foram desenvolvidos com nano e biotecnologia, ou seja, o que há de mais avançado para proporcionar aos seus cabelos o cuidado que eles merecem. Conheça toda a linha capilar.